Cabe ao Filho realizar, na plenitude dos tempos, o plano de salvação de seu Pai. Este é o motivo de sua “missão”. “O Senhor Jesus iniciou sua Igreja pregando a Boa Nova, isto é, o advento do Reino de Deus prometido nas Escrituras havia séculos.” Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou o Reino dos Céus na terra. A Igreja “é o Reino de Cristo já misteriosamente presente”‘. (CIC§ 763)
No post passado do nosso estudo, prometi começar a explicar acerca da instituição da Igreja. Este é um assunto deveras polêmico, porque a cada dia surge em crescimento logaritmo pessoas dizendo que às suas novas igrejas de fundo de quintal e garagem são as verdadeiras igrejas de Jesus Cristo. Para estes, a Igreja Católica é tudo, menos a Igreja instituida por Nosso Senhor. Vamos conversar a respeito…
Deus Pai deu ao seu Filho Jesus uma missão: Resgatar a humanidade do pecado e abrir para nós as portas do céu. O Senhor se encarnou em nosso meio, se fez homem, viveu entre nós, ensinou a Boa Nova e por fim se ofereceu na Cruz por toda a humanidade – os que já haviam falecido, os estavam vivos e aqueles que iriam vir. Ele desceu a mansão dos mortos, resgatou os dignos que lá estavam, apareceu aos discípulos, ensinou-os, exortou-os e ascendeu aos céus.
A grande pergunta que fica é: E depois? Acabou? Zé Finí? Virou bagunça o legado do Senhor?
Claro não! O legado do senhor na terra é a Igreja Católica Apostólica Romana. Nela temos acesso ao Reino dos Céus prometido por Jesus a nós! A Igreja é a “família” de Jesus! O Corpo Místico no qual somos inseridos e Ele mesmo é a cabeça!
Deus sonho a Igreja que Cristo instituiu e que o Espírito Santo movimenta. A partir dos apóstolos, ela continuou sua missão, expandindo o Reino de Deus entre todos os povos.
“Feliz és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue quem te revelou isso, mas o Pai que está nos céus. E eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e as portas do inferno nunca levarão vantagem sobre ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16, 17-19).
Este texto acima é o texto base que usamos para estudar a instituição da Igreja por Jesus. É o momento onde Pedro responde quem é Jesus para Ele. E é neste momento que Jesus funda, institui a Igreja, que vai ter como primeiro Papa, o apóstolo São Pedro, o pescador de homens. Se você um dia se debruçar diante do texto escrito acima, meditando palavra por palavra, perceba as três primeiras palavrinhas do texto: “Feliz és tu.” Esta Expressão é muito encontrada na Bíblia quando se deseja dar um certo “destaque” a alguém. Duvida? Então pegue sua Bíblia e veja alguns exemplos: Mt 5, 3-11 ; Lc 6, 20-22 ; Lc 10, 23 ; 11, 27s ; 14, 15.
Agora veja esta expressão: “…Simão filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue quem te revelou isso, mas o Pai que está nos céus.” Lendo esta expressão fica claro que Jesus queria afirmar que a resposta de Pedro foi inspirada e não uma mera opinião do Apóstolo.
E segue: ” E eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra… ” A aqui fica uma observação importante: Jesus muda o nome de Simão para Pedro. Estas mudanças de nome eram usadas para marcar um fato muito importante. Um exemplo é quando Deus muda o nome de Abrão para Abraão (Gn 17), a fim de constituí-lo líder de uma futura nação: Israel. No caso de São Pedro, a missão era outra: chefiar a Igreja deixada por Cristo e não as diversas igrejas que viriam surgir por ai…
A Igreja Católica deu segmento ao sonho de Deus e a missão de Jesus Cristo. Nos próximos posts iremos continuar a falar sobre o assunto. Fique ligado!
Veja Também:: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Introdução | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O que é a Igreja? | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Os símbolos da Igreja | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Nascida do coração do Pai | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O sonho de Deus para nós! | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O Antigo Testamento e a Igreja Católica
Veja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum): Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e Agbook. Um livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Quem estruturou a Igreja? Jesus, o papa, ou os homens? | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Onde a Igreja se realiza plenamente? | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Humana e Divina, Visível e Invisível. | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Por que dizemos que a Igreja é santa? | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Qual a diferença entre a Igreja e os Filhos da Igreja? | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Divina e Humana, santa e santificadora | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Igreja Católica visível e espiritual. Humana e Divina | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Mistério da união dos homens com Deus | Dominus Vobiscum
Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Sacramento universal de salvação | Dominus Vobiscum
Eu frequento a igreja católica fui educada na doutrina,Não sou crismada “confirmação do batismo”por eu não ser casada na igreja católica,faço trabalho voluntário pra igreja .