O Papa renunciou. E agora? O que vai ser? Ficamos de braços cruzados esperando?

Sede Vacante

Ontem vivemos um dia emocionante: A despedida de Bento XVI deixou centena de milhares de católicos com lágrimas nos olhos e o coração apertado. Não sabemos como está Bento XVI após a sua renúncia, mas sabemos que a vida na Igreja segue e que agora estamos em um período chamado Sé Vacante que antecede ao início do Conclave. E fica a pergunta: Mas e agora? O que acontece?

Bom, antes de mais nada é preciso dizer que o católico leigo precisa participar ativamente deste período da Igreja. E esta participação não é passiva, mas ativa. Você que é leigo, católico, brasileiro e mora bem longe de Roma tem algumas missões durante este tempo. São elas:

1. Rezar muito! A sua oração neste momento é essencial. Ela se une a oração de muitos católicos espalhados pelo mundo e diante da grande batalha espiritual que vivemos se torna um ponto favorável e essencial para que a igreja continue caminhando bem, e que os cardeais ouçam a voz do Senhor para a escolha do novo sucessor petrino. É importante recitar o Santo Rosário, interceder pelo Colégio Cardinalício em suas orações pessoais, até se possível jejuar na intenção do novo Papa. E perceba que não vai ser fácil! Diante do nosso dia, muitas ciladas serão colocadas diante de nós pelo inimigo para que não nos coloquemos em oração. E isto é essencial!

oração se vacante

Podemos rezar todos os dias a oração para o período de Sé Vacante.

2. Informar-se corretamente dos fatos e ajudar os menos esclarecidos na fé. Veja, estou falando de informações corretas e não de fofocas ou matérias tendenciosas. Sabemos que os meios de comunicação secular (TVs, rádios e sites não ligados a fé católica) vão criar notícias tendenciosas e mentirosas para tentar desestabilizar a nossa fé. Portanto é imprescindível buscar as informações em locais seguros, onde você sabe que serão dadas as versões íntegras dos fatos. Ainda que você veja em um site não católico alguma notícia, é importante filtrar as informações, haja vista que muitos jornalistas querem tumultuar o processo da escolha do novo Papa.  Como diz um amigo meu, fazer uma leitura ativa, questionando aquilo que se lê, nesta hora é fundamental!

E falando em fatos, veja o que vai acontecer ainda a partir de agora com relação ao Conclave:

Sabemos que a partir das 20h de ontem (quinta-feira), teve início o período de Sé Vacante, em que o Colégio cardinalício assume a gestão de assuntos ordinários da Igreja, porém, sem qualquer poder ou jurisdição sobre questões que cabem ao Papa.

Neste primeiro dia de Sé Vacante, o Decano do Colégio Cardinalício, Card. Angelo Sodano, enviará a carta de convocação para as Congregações Gerais, que terão início na manhã de segunda-feira, 4 de março, às 9h30. Os cardeais brasileiros que já estão em Roma receberão a carta no Colégio Pio Brasileiro, onde estão hospedados – com exceção de Dom João Braz de Aviz, que reside no Vaticano.

Participarão das reuniões inclusive os purpurados com mais de 80 anos, e os encontros representam também uma ocasião para que os cardeais se conheçam pessoalmente. Nas congregações gerais será definida a data para o início do Conclave.

Portanto rezemos e aguardemos com atenção novas notícias. Tentarei aqui no Dominus Vobiscum manter você informado sobre o que está acontecendo, evitando especulações ou polêmicas, por que acho que nessa hora o que mais precisamos é segurança e oração. E vocÊ pode participar deste blog, interagindo nos comentários e enviando notícias (obviamente notificando a fonte) para que possamos ir informando uns aos outros tudo aquilo que acontece!

Dominus Vobiscum

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum): Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e Agbook. Um livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

Anúncios

4 comentários sobre “O Papa renunciou. E agora? O que vai ser? Ficamos de braços cruzados esperando?

  1. Pingback: Da CNBB para os bispos brasileiros: Movimentem suas dioceses para oração pelo novo Papa | Dominus Vobiscum

  2. Pingback: Católicos de todo mundo em oração pelo futuro Papa | Dominus Vobiscum

  3. Pingback: Cardeais enviam mensagem a Bento XVI | Dominus Vobiscum

  4. Pingback: O papa é Argentino, mas quem deu um olé em todo mundo foi o Espírito Santo! | Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s