A importância da Pastoral da Comunicação nas dioceses e paróquias

encom cotia

Ontem a PASCOM – Pastoral da Comunicação da Diocese de Osasco – realizou o ENCOM Cotia (a sigla ENCOM significa encontro de comunicadores), visando formar agentes de pastoral para trabalhar com a comunicação em suas paróquias. Eu estive lá ajudando o pessoal da PASCOM cantando e rezando com os participantes que na ocasião participaram de duas oficinas: fotografia e produção de textos. Não vou me ater a noticiar o evento em si. Para fazer isso clique aqui e acesse o Canal de Notícias da Diocese de Osasco. Mas desejo tecer alguns comentários sobre esta pastoral tão importante e tão atual na nossa Igreja. Antes porém quero parabenizar a equipe que realizou o encontro pelo belíssimo trabalho. Em maio a PASCOM DIOCESANA promove o III ENCOM a nível diocesano que contará com a presença da Irmã Joana Puntel (PAULINAS – COMEP) e Silvinho Zabisky (Comunidade Beatitudes). E o evento promete!

Uma paróquia que organiza uma pastoral de comunicação presta um excelente serviço aos paroquianos, pois os ajuda a encontrar e posteriormente dar respostas maduras e objetivas aos desafios atuais. Nesta época, em que a comunicação está no centro das atividades humanas, ninguém pode ficar sozinho ou isolar-se, e a comunicação pode ser uma ponte que abre novas possibilidades, também para a comunidade cristã.

Desde sua origem, a Igreja Católica acompanha as iniciativas humanas que fortalecem os laços entre o homem com o seu próximo e com Deus. Comunicar é tornar comum o conhecimento e as realidades.

Evangelizar é comunicar. Comunicamos a Palavra de Jesus Cristo, perfeito comunicador do Pai. Não transmitimos informações sobre Jesus Cristo como se fosse um mero personagem, mas comunicamos e anunciamos os valores do Reino, para que todos que tenham uma experiência pessoal com Ele, se tornem seus discípulos, e por consequência, novos anunciadores e continuadores de sua obra.

Em 2003, a Igreja comemorou os 40 anos do Decreto Conciliar para as Comunicações Sociais, a Inter Mirifica (Entre as maravilhas). De fato, entre as maravilhas criadas no mundo, frutos da inteligência humana, dom de Deus, estão os meios de comunicação social. O Decreto Inter Mirifica, na sua motivação, afirma:

“O engenho humano, usando as forças naturais, por disposição divina alcançou maravilhosas conquistas técnicas nos dias de hoje. Sendo mãe, a Igreja se preocupa, de maneira toda especial, com o que se relaciona mais diretamente com a mente humana: a comunicação das maneiras de ser e de pensar que foram imensamente facilitadas pelos caminhos jamais suspeitados que se abriram para transmitir toda espécie de mensagem. Dentre esses, merecem especial atenção os meios que atingem não apenas indivíduos isolados, mas a multidão no seu conjunto, toda a sociedade humana. Destacam-se, entre eles, a imprensa, o cinema, o rádio, a televisão e outros do mesmo gênero que se denominam meios de comunicação social”.

Veja que isso foi escrito há mais de 40 anos. Hoje tudo isso é realidade. Impressionante não!?

Olhando para a comunicação, a Igreja busca acompanhar atentamente a transmissão de conteúdos que edifiquem a pessoa humana. Não se trata apenas de transmitir conteúdos, mas de colaborar para que o conhecimento humano cresça. Diante do direito à informação, a Igreja também se apresenta como formadora de opinião.

Por tudo isto é que na Igreja precisamos ter a Pastoral da Comunicação que se preocupa em servir a paróquia (e a diocese) comunicando os acontecimentos da mesma a todos os irmãos. Portanto fica a pergunta: Tem uma PASCOM na sua paróquia? na sua Diocese? Por que não fazer parte dela?

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum)Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e AgbookUm livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s