O Conclave e o Vatileaks

CardeaisNestes dias de Congregações do Colégio Cardinalício um assunto veio a tona entre os cardeais: O relatório confidencial solicitado por Bento XVI sobre o caso que ficou conhecido como “Vatileaks”, que se refere ao vazamento de informações particulares do Vaticano.

Para quem não sabe, após a confirmação de tais vazamentos, Bento XVI solicitou a três cardeais de sua inteira confiança (Julián Herranz, Josef Tomko e Salvatore De Giorgi), uma espécie de investigação sobre o caso. A pedido do Papa Emérito, o relatório deverá ser entregue apenas para o seu sucessor, não impedindo que os cardeais que fizeram o relatório, possam dar ao Colégio Cardinalício informações gerais sobre o assunto.

É certo que a imprensa aproveitando-se deste caso, quer promover o seu “furdunço” habitual, querendo reduzir o Conclave a este assunto, sobretudo sabendo que alguns cardeais expressaram publicamente o desejo de saber mais sobre o assunto, e afirmaram que este documento pode ajudar a traçar o perfil do novo Papa. É bem verdade que caso tem um certo peso, mas a coisa não é tão radical assim como parece.

O “Vatileaks” é um dos assuntos que precisam ser tratados pelos purpurados porém não é o único problema que a Igreja enfrenta. Ela já tinha outros problemas antes disso. Existem outros grandes problemas que precisam ser discutidos, como por exemplo as atividades da Santa Sé, de seus diversos departamentos e sua relação com os Bispos, a renovação da Igreja à luz do Concílio Vaticano II, a situação da Igreja e precisa da nova evangelização do mundo, o perfil ideal para o novo Papa e a posição da Igreja com relação a comunicação social em pleno século XXI.

Portanto quando você ouvir a imprensa sensacionalista falar de Vatileaks, não leve tais informações ao pé da letra. As Congregações são muito abrangentes e não se resume a um assunto só.

Continuemos rezando pelos cardeais. Pax Domini.

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum): Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e Agbook. Um livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s