Tadinho morreu… agora vai pro céu… Peraí quem garante isso?

funeral

A semana nem terminou e quando me dei conta estava eu contabilizando algumas mortes significativas durante este período sobretudo entre os dias de terça e quarta-feira. Morreram alguns famosos. Morreram milhares de anônimos. Morreram conhecidos meus e um leque de desconhecidos. Uma das pessoas falecidas foi a irmã de um grande amigo que não resistiu na mesa de cirurgia. Partiu. Que Deus a acolha e abençoe bem como a todos os outros falecidos.

Figuras ilustres como o presidente Venezuelano Hugo Chávez e cantor “Chorão” faleceram durante a semana, mortes inclusive amplamente comentadas nas mais diversas mídias sociais. Mas o que de fato me chamou a atenção e me motivou a escrever este texto, foi de ler muitas frases parecidas com a que citarei abaixo:

“Vá com Deus Chorão, nos encontraremos no céu” (um fã do facebook cujo o nome não me recordo).

A verdade por mais cruel que seja, é que ninguém pode garantir que o “Chorão”, o Chávez ou a irmã do meu amigo estão definitivamente no céu. Talvez você fique chocado, chateado e irritado comigo, mas a verdade é essa, ainda que seja dura. E também não podemos sequer dizer isto de nós mesmos (ninguém pode se garantir no céu ainda que seja o nosso desejo).

Veja, eu e você queremos o céu. Querer e desejar o céu é algo maravilhoso! Na verdade é uma coisa que muitas vezes nos move a mudar de vida e seguir mais a Jesus Cristo. Porém garantias ninguém tem. Temos apenas a possibilidade, que aceitando Jesus Cristo como seu Único Senhor e Salvador, contando com a graça de Deus e com a nossa luta pessoal (já São Tiago dizia que a fé sem obras é morta) podemos alcançar um dia este intento.

É certo que existem muitas pessoas que alcançaram o céu e que permanecem anônimas (graças a Deus). Outras fizeram esta busca de forma tão perfeita que chegaram a ser elevadas aos altares. Eu creio que se por graça Divina eu chegar lá, me espantarei ao encontrar pessoas que não esperava ver, bem como me decepcionarei com alguns que esperava encontrar e não encontrarei… Não sabemos a intimidade de cada pessoa, e não sabemos como Jesus irá julgar a cada um de nós, já que Ele disse que quanto mais Ele nos dá, mais nos cobrará.

Entenda que não é porque a pessoa está velhinha, sofrida, com dores aqui e acolá que ela tem a garantia do céu. Quanto mais velhos ficamos, mais pecados cometemos e mais devemos nos esforçar para repará-los: Idade avançada não leva ninguém para o céu.

Outro fato que precisa ser dismistificado: Não é porque amamos alguém que podemos dar certeza definitiva da sua ida para o céu, seja algum familiar, seja uma pessoa pública de reconhecida fama. O fato de alguém ser celebridade não lhe dá o direito de ter cadeira cativa no céu. E não é o nosso “pensamento positivo” que vai abrir as portas do céu para os nossos familiares. As coisas se resolvem de outro jeito.

mentira

Antes de mais nada, a fé católica acredita que a morte não é o fim e que ainda que uma pessoa morra e não alcance o céu de forma direta, ela pode ir ao purgatório (para saber mais sobre o purgatório clique aqui), e uma vez lá, ela conta com as orações de quem está aqui, para terem seus pecados expiados. Por isso que nós rezamos o Santo Terço pelas almas do purgatório, por isso oferecemos a Santa Missa, os sacrifícios que fazemos…

Estou escrevendo este texto não apenas para desiludir àqueles que tem uma fé infantil, mas para fazer com que você, que ama alguém que partiu, possa continuar amando de forma efetiva: Rezando pela alma do seu ente querido para lhe dar a salvação.

Imagino que alegria deve ser para uma alma que padece no purgatório ser premiada com o céu. E penso também quão grata aquela alma será por você que rezou para ela fosse liberta de lá. É preciso formar os católicos na verdade, pois Jesus disse que a verdade liberta e leva o cristão a uma fé madura. Eu poderia escrever um texto água com açucar e falar mil abobrinhas para afagar seu coração. Mas eu não posso mentir para você e para ninguém. Como diz a célebre frase: Diga-me a verdade sempre. E nunca me console com mentiras!

Preciso dizer também (para finalizar) que se você está sofrendo pela perda de um ente querido, que eu me solidarizo com você e hoje rezarei por todas as almas que padecem no purgatório. Vamos rezar juntos?

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum): Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e Agbook. Um livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s