Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Quem estruturou a Igreja? Jesus, o papa, ou os homens?

Igreja Católica

Devido ao Conclave e a eleição do Papa Francisco, acabamos por interromper nosso estudo inicial sobre a Igreja. Precisávamos dar destaque ao que como Igreja vivemos nestes últimos tempos. Porém agora a tendência é que as coisas voltem a seguir seu rumo e que possamos retomar as postagens dos nossos estudos catequéticos. Vamos lá?

O Senhor Jesus dotou sua comunidade de uma estrutura que permanecerá  até a plena consumação do Reino. Há  antes de tudo a escolha dos Doze, com Pedro como seu chefe. Representando as doze tribos de Israel, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém. Os Doze e os outros discípulos participam da missão de Cristo, de seu poder, mas também de sua sorte (cf. Mt 10, 25 ; Jo 15, 20) . Por meio de todos os esses atos, Cristo prepara e constrói sua Igreja. (CIC§765)

A Igreja tem em seu fundamento uma estrutura que fora definida pelo próprio Cristo: Os apóstolos e dentre eles um chefe. A Igreja, instituida por Jesus, segue esta estrutura desde o seu início. É importante entender que os bispos são os sucessores dos apostólos assim como o Papa é o sucessor de Pedro.

“E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,18-19).

Pedro é a pedra sobre a qual Ele quis edificar a Sua Igreja. É preciso notar que o Senhor diz “a Minha Igreja”. Usou um pronome possessivo “Minha”; ela é propriedade Sua, é o Seu próprio Corpo, e Ele a quis construída sobre o Papa. Não existe outra. Se houvessem outras Ele teria dito “minhas igrejas” ou “todas as igrejas”. E mesmo que houvessem “outras igrejas” elas estariam edificadas sobre a rocha que é Pedro. Diante de um versículo bíblico tão claro, não se pode inventar!

Antes que algum desavisado venha com a velha conversa fiada que a hierarquia da Igreja é “invencionice” dos homens, eu afirmo que ela é pensada por Deus, e até hoje quem a contesta, tenta de alguma forma (sem sucesso nenhum) refazê-la. Esta hierarquia é encontrada em diversas partes do Novo Testamento. Perceba que em diversas passagens, Pedro “encabeça” os apóstolos de Jesus.

“Eis os nomes dos doze apóstolos: “o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão …” (Mt 10,1-4).

“Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos : Simão, a quem deu o nome de Pedro; André seu irmão…” (Lc 6,12-16).

Após a ressurreição de Jesus, continua Pedro sempre citado em primeiro lugar: “Tendo entrado no Cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles : “Pedro e João, Tiago, André …” (At 1,13).

Os estudiosos das Sagradas Escrituras afirmam que O nome de Pedro é mencionado 171 vezes no Novo Testamento. João apenas 46 vezes, é o segundo mais citado. É Pedro, o primeiro Papa que muitas vezes “fala” em nome dos demais apóstolos:

“Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” (Mt 16,15-16).

“Pedro começou a dizer-lhe: “Eis que deixamos tudo e te seguimos” (Mc 10,28).

“Então Pedro se aproximou dele e disse: “Senhor, quantas vezes devo perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim ? Até sete vezes?” (Mt 18,21).

“Disse-lhe Pedro: “Senhor, propões esta parábola só a nós ou também a todos? ” (Lc 12,41).

Outro ponto interessante para conhecermos a estrutura montada por Cristo, tendo Pedro o destaque entre os demais. Após o discurso sobre a Eucaristia, quando Jesus testou duramente a fé dos discípulos, foi Pedro quem tomou a palavra para responder por todos. Repare que Pedro usa a palavra nós, pois fala por todos:

“Então Jesus, perguntou aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós ? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós cremos e sabemos que Tu és o Santo de Deus”(Jo 6,67-69).

Esta hierarquia definida pelo próprio Jesus Cristo e não por homens como afirmam os protestantes se conserva até hoje. É claro que na atualidade o catolicismo se espalhou e foram necessários outros bispos para cuidar da messe do Senhor. Não sei quantos bispos a Igreja Católica Apostólica Romana tem exatamente, mas todos eles tem a mesma missão, cada um cuidando da sua diocese. Para auxilá-los existem os presbíteros (padres) e os diáconos. Foi assim que o Senhor pensou na Igreja, foi assim que Ele a quis. Não adianta querer reinventar a roda. O que é, simplemente é e continuará sendo por todo sempre.

Continuamos em breve! Dominus Vobiscum.

Veja Também:: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Introdução | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O que é a Igreja? | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Os símbolos da Igreja | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Nascida do coração do Pai | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O sonho de Deus para nós! | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O Antigo Testamento e a Igreja Católica | Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: O legado de Cristo para o mundo!

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum): Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e Agbook. Um livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

Anúncios

7 comentários sobre “Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Quem estruturou a Igreja? Jesus, o papa, ou os homens?

  1. Concordo com a Angélica. Infelizmente todos os dias somos provocados por irmãos protestantes que vivem jogando mentiras diante de nós. É conhecendo a doutrina que nos esquivamos destes dardos inflamados…

    Abs

  2. Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Onde a Igreja se realiza plenamente? | Dominus Vobiscum

  3. Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Igreja Católica visível e espiritual. Humana e Divina | Dominus Vobiscum

  4. Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Mistério da união dos homens com Deus | Dominus Vobiscum

  5. Pingback: Estudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana:: Sacramento universal de salvação | Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s