Papa Francisco: Católicos não podem ser hipócritas!

In this image made from video provided by CTV

Na Missa que presidiu na manhã de ontem na Casa Santa Marta, o Papa Francisco desceu da linha do politicamente correto e assinalou que os cristãos verdadeiros não podem utilizar uma “linguagem socialmente educada”, propensa à hipocrisia, mas são porta-vozes da verdade do Evangelho com a mesma transparência das crianças.

Segundo o Pontífice, a hipocrisia é a linguagem preferida dos corruptos. A cena evangélica do tributo a César, e a pergunta trapaceira dos fariseus e dos partidários de Herodes a Cristo sobre a legitimidade daquele tributo, deu ao Papa motivo para sua reflexão.

A intenção com a que se aproximam de Jesus, afirmou, é a de fazê-lo “cair na armadilha”. A pergunta se é lícito ou não pagar o imposto a Cesar é exposta “com palavras suaves, com palavras belas, com palavras ‘adocicadas’”. “Pretendem –adicionou– mostrar-se amigáveis”. Mas tudo é falso. Porque, explicou Francisco, “eles não amam a verdade, mas somente a si mesmos e assim tentam enganar, envolver os outros na mentira. Têm o coração mentiroso, não podem dizer a verdade”.

“A hipocrisia é precisamente a linguagem da corrupção. Quando Jesus fala a seus discípulos diz que seu modo de falar deve ser ‘sim, sim’ ou ‘não, não’. Porque a hipocrisia não fala a verdade, porque a verdade não está nunca sozinha: está sempre com o amor. Não há verdade sem amor. O amor é a primeira verdade. Se não houver amor, não há verdade. Estes querem uma verdade escrava dos próprios interesses. Podemos dizer que há um amor: mas é o amor de si mesmos, o amor a si mesmos. Aquela idolatria narcisista que os leva a trair os outros, os leva aos abusos da confiança”.

A linguagem que parece ser “persuasiva” leva “ao erro e à mentira”. Aqueles que “pareciam tão amáveis com Jesus, foram os mesmos que na quinta-feira à noite o capturaram no Horto das Oliveiras, e na sexta-feira o levaram ante Pilatos”. Jesus pede aos que o seguem exatamente o contrário, a linguagem do “sim, sim, não, não”, uma “palavra de verdade e com amor”:

“E a mansidão que Jesus quer de nós não tem nada a ver com esta adulação, nada a ver com esta forma “açucarada” de avançar. Nada! A mansidão é simples; é como aquela de uma criança. E uma criança não é hipócrita, porque não é corrupta. Quando Jesus nos diz: Quando disserem «sim», que seja sim, e quando disserem «não», que seja não! com espírito de crianças, refere-se ao contrário da forma de falar destes”.

A última consideração do Santo Padre se referiu a uma “certa fraqueza interior”, estimulada pela “vaidade”, que faz com que, constatou, “gostemos que digam coisas boas de nós”. Os “corruptos sabem disso e tentam nos enfraquecer com essa linguagem”.

“Pensemos bem: qual é a nossa linguagem hoje? Falamos com verdade, com amor, ou falamos um pouco com aquela linguagem social de seres educados, também dizendo coisas belas, mas que não sentimos? Que nosso falar seja evangélico, irmãos! Estes hipócritas que começam com a adulação acabam procurando falsas testemunhas para acusar aqueles que tinham adulado. Peçamos hoje ao Senhor que o nosso modo de falar seja simples como o das crianças, como o dos filhos de Deus, falar na verdade do amor”, concluiu o Santo Padre.

Anúncios

3 comentários sobre “Papa Francisco: Católicos não podem ser hipócritas!

  1. E aí, alguém pode me dar uma pequena luz? Sou professor, e onde trabalho, tem muito professor, mas em especial aqueles das áreas de história, geografia, sociologia e filosofia que possuem uma língua afiada para falar mal da Igreja Católica, dizem cada asneiras, pior, a professora de história, tentou ser catequista, ficou apenas um ano, e fala mal a torto e a direito da Nossa Igreja e até mesmo de nossa fé. Tem outro que até foi seminarista, e participa da mesma ideia, malham o pau de verdade. Estes dias atrás a tal professora começou a conversar e acabou caindo no papo de céu e inferno, Deus e diabo, aí ela me disse assim: o diabo nem existe, não existe possessão, se tem possessão diabólica, só o inferno se manifesta, porque não tem possessão de anjo, porque não tem possessão de Deus? Eu apenas respondi, não tem de anjos e de Deus pois Ele se fez homem, queres mais o que, e Deus se comunica sim. Mas o que quero pedir é o seguinte, quando estas pessoas começam a falar mal de minha fé Católica, o que devo fazer? Digo que estão enganados, digo que, estão corretíssimos, que a Igreja Católica é maligna ao pondo de deixar eles falarem o que quiserem, ou já dou de dedo chamando de hereges, malditos, deturpadores da fé?

    • Olá! Pax Domini!
      Bom vamos lá. Eu sou estudante de filosofia e sem bem o que você passa. Na verdade já passei por coisa parecida e foi por causa disso que este blog começou. De lá pra cá são 5 anos de apostolado. O que eu tenho a te dizer é o seguinte: Nada substitui o conhecimento. Não adianta entrar nesse “papo de boteco” onde cada um dá o seu “pitaco”, sua opinião. Então, o que fazer?

      Simples, cabe a você e a todo católico estudar e conhecer a nossa doutrina e conhecendo defendê-la, nunca embasado no achismo, mas naquilo que a Igreja ensina.

      Os pitaqueiros tem raiva e medo de quem conhece a Doutrina e portanto quando sabem que existe alguém assim por perto, em geral deixam de falar asneiras.

      Dominus Vobiscum

      • Que a paz de Cristo esteja contigo. Muito obrigado pelo compartilhamento, vejo que não sou só eu que sinto esta maldade nos comentários feitos por muitos, inclusive até de ex seminarista. Bom existem padres e que futuramente tornam-se ex padres que trabalham contra a Igreja Católica, isto são pessoas maldosas, que entram para difamar de dentro, mas não aguentam e saem, sempre foi assim. O problema é que dentro das escolas isto é um estrago na vida de pequenos seres que estão ali e acabam por serem desviados do caminho. Contudo valeu teu puxão de orelha irei estudar mais e mais, principalmente o catecismo e muitas outras coisas. Uma outra coisa, se não for encher sua paciência, será que existem seminaristas que as vezes possuem menos fé que um simples cidadão? Provavelmente, porque para um ex seminaristas falar mal de papas e da Igreja Católica, deve ter conhecimento, mas não tem fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s