Vaticano anuncia duas canonizações em 2013: Beatos João XXIII e João Paulo II

papas-santificados

Realmente 2013 reserva fortes emoções para o povo católico. Primeiro veio a renúncia de Bento XVI. Depois a escolha do Papa Francisco surpreendeu o mundo. Agora vem ai a Jornada Mundial da Juventude no Brasil (que é o maior país católico do mundo) e promete agitar a juventude católica mais uma vez. Porém de repente, não mais que de repente, eis que vem uma grande notícia (aliás duas notícias em uma diga-se de passagem): Hoje o Papa Francisco anunciou que a canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II será ainda neste ano. Uau! Se o Espírito Santo escolheu um ano para mexer com a Igreja Católica Apostólica Romana, este ano definitivamente é 2013.

O porta-voz do Escritório de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, afirmou hoje que os cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos aprovaram o segundo milagre atribuído ao Beato João Paulo II e que abre as portas para sua canonização, como relatado por fontes do Vaticano.

Embora não tenha havido confirmação oficial, as mesmas fontes disseram como possíveis datas para a canonização de João Paulo II o dia 24 de novembro, no fim da celebração do Ano da Fé, ou dia 08 de dezembro. Eu particularmente preferiria o dia 24 de novembro, mas vamos deixar isso para um outro post!

Além disso, a imprensa italiana já indicava nesta terça-feira que a cerimônia de canonização de João Paulo II poderia ser feita junto com a de João XXIII, conhecido como o “Papa Bom”, que convocou o Concílio Vaticano II, falecido há 50 anos e cuja beatificação ocorreu em 2000. Ainda não se sabe se eles serão canonizados no mesmo dia ou não. Mas com certeza será em 2013!

Karol Wojtyla foi beatificado no dia 1 º de maio de 2011, depois da aprovação do seu primeiro milagre com a assinatura do agora Bispo Emérito de Roma Bento XVI. Já João XXIII foi beatificado por João Paulo II em setembro de 2000, durante o Jubileu, na mesma celebração da beatificação de Pio IX. Na ocasião, o milagre aprovado para a sua beatificação foi a cura da Irmã Caterina Capitani em 1966.

O Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, e morreu, enquanto o Concílio estava em andamento, muitos bispos propuseram proclamar o “Papa Bom” como santo por aclamação, mas seu sucessor, Paulo VI, optou por seguir as vias canônicas, por isso começou o processo canônico, em seguida, foi beatificado pelo seu antecessor Pio XII.

Certamente esta será mais uma festa daquelas! Festa na terra e festa no céu! Eu sinceramente não vejo a hora disto acontecer. Dois santos que aproximaram a Igreja de seu povo e que merecem a honra dos altares!

Bem aventurados João XXIII e João Paulo II rogai por nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s