Eleições: CNBB oferece dicas importantes para os eleitores católicos!

1d77059d0d8adeb2ceccdbc07bdc73c2_XL

O site Zenit.org publicou um artigo que para mim é bastante interessante. Segundo ele a Regional Leste 1 da CNBB publicou um folder com 10 dicas para essas eleições, intitulado “Vote certo. Vote bem. Somos responsáveis pelo futuro do nosso país”. Eu achei as indicações bastante pertinentes. Analisando-as, percebi que são coerentes com a fé católica e com tudo aquilo pelo que temos lutado e divulgado aqui no blog quanto a fé e política. Óbvio que a CNBB neste folder não se mostra abertamente contra nenhum partido. Mas é aquela história: Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. Diante da “cristianofobia” que vivemos hoje, sabedoria, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Na minha opinião pessoal, se a CNBB deu uma baita bola fora emitindo há uns meses atrás um documento pedindo uma reforma política urgente (que corroborava com os desejos petistas de usurpar o poder no Brasil), mas desta vez, preciso reconhecer que o artigo foi bastante feliz. Se me permitem uma pequena crítica, penso que as dicas poderiam ser melhor arranjadas quanto a sua ordem. Mas ainda assim penso que são válidas. Abaixo, mostro na íntegra os pontos levantados pela Conferência dos Bispos do Brasil – Regional Leste 1 (os grifos são meus):

Publicamos abaixo essas recomendações para os eleitores nas eleições de outubro de 2014:

1- Votar é um exercício importante de cidadania; por isso, não deixe de participar das eleições. Seu voto contribui para definir a vida política de nosso país.

2- Verifique se os candidatos estão comprometidos com a superação da pobreza, com a educação, saúde, moradia, saneamento básico, respeito à vida e ao meio ambiente.

3- Veja se seus candidatos estão comprometidos com a justiça, segurança, combate à violência, dignidade da pessoa, respeito pleno pela vida humana desde a sua concepção até a morte natural.

4- Observe se os candidatos representam o interesse apenas de seu grupo ou partido e se pretendem promover políticas que beneficiam a todos. O bom governante governa para todos.

5- Dê o seu voto apenas a candidatos com “ficha limpa”. O homem público deve ter honestidade (idoneidade moral).

6- Fique atento à prática de corrupção eleitoral, ao abuso de poder econômico, à compra de votos. Voto não é mercadoria.

7- Procure conhecer os candidatos, sua conduta, suas ideias e seus partidos. Voto não é troca de favores.

8- Vote em candidatos que respeitem a liberdade religiosa e de consciência, garantindo o ensino religioso confessional e plural.

9- Escolha candidatos que promovam e defendam a família, segundo sua identidade natural conforme o plano de Deus.

10 – Acompanhe os políticos depois das eleições, para cobrar deles o cumprimento das promessas de campanha e apoiar suas ações políticas e administrativas.

Quem acessa meu blog, meu facebook e meu twitter sabe que eu há muito tempo tenho advertido os meus leitores para o perigo do socialismo a frente do nosso país. Eu digo e reafirmo: O Brasileiro continua arriscando muito em deixar os petistas a frente do nosso país, e podemos pagar caro por isso um dia. Porém eu sei que o grande problema do Brasil não é político apenas: É também um problema moral, haja vista que políticos honestos e comprometidos com os valores que trazemos são “moscas brancas”. Mas não podemos desanimar! Para que este quadro mude, é preciso pesquisar muito e votar certo!

Este ano eu estou bastante esperançoso de que o nosso povo finalmente mude o quadro e comece a virar esta mesa. Será bom para a nossa fé, as nossas famílias, as nossas crianças e para a sociedade de um modo geral. Parabenizo a CNBB por este documento e peço que continuem seguindo a linha da defesa da vida, das famílias, da liberdade religiosa e de uma sociedade mais digna. Porém tudo depende do brasileiro aprender a votar corretamente. E para isso, toda ajuda é muito válida!

Pax Domini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s