Você conhece a Doutrina Social da Igreja?

Amor ao próximo

O leigo tem uma missão definida dentro da Igreja: A ele cabe a atuação nos diversos setores da sociedade, transformando os ensinamentos de Cristo em ações concretas.

A Igreja Católica não é a instituição mais importante do mundo a toa. Ao longo dos século ela desempenha um papel importante na sociedade. A sua visão sobre o mundo e suas necessidades, faz com que a partir do Cristo (cabeça da Igreja), ela olhe para o mundo de uma outra maneira e reflita sobre os seus principais problemas com outra ótica. Ao olhar o mundo sob a perspectiva dos ensinamentos de Jesus e sob a Luz do Divino Espírito Santo, a Igreja traz uma resposta diferente de todas as respostas que o mundo nos apresenta, independente do problema apresentado. E nestes mais de 2.000 anos a Igreja sempre tratou com carinho e respeito os filhos de Deus, respondendo de forma concreta e realista a todos os questionamentos da sociedade.

Por isso a Igreja Católica tem na sua Doutrina Social, um dos mais importantes documentos para seus membros, pois incentiva a todos (sobretudo os leigos) a conhecerem a perspectiva cristã sobre os mais diversos assuntos, assimilarem este conteúdo e aplicá-los na vida civil e social, ou seja, no nosso dia a dia. Na verdade, esta é a nossa principal tarefa como católicos leigos: A atuação na sociedade. Somos chamados a ser sal na terra e luz no mundo. Somos chamados a entrar na Igreja para aprender, e sair de lá dispostos a colocar em prática em todos os lugares onde estivermos.

Tem muita gente que está na Igreja trabalhando em pastorais e grupos de oração, achando que o “top” do serviço que ela presta a Igreja é ser um ministro da eucaristia, um músico, ou animador de pastoral. Outros (e eu já pensei assim), trazem o desejo de serem leigos que assumem o papel do padre, deixando-o livre para assumir o papel do leigo. Infelizmente pensar assim, é pensar errado, e talvez por isso tenha tanto leigo sofrendo por não encontrar seu lugar na Igreja.

Assim como os padres têm tarefas definidas, assim também o leigo tem as responsabilidades próprias da sua missão, e por isso é necessário que cada um de nós saibamos o nosso lugar nesta grande obra que é a Igreja.

“Não cabe aos pastores da Igreja intervir diretamente na construção política e na organização da vida social. Essa tarefa faz parte da vocação dos fiéis leigos, que agem por própria iniciativa com seus concidadãos… Terá sempre em vista o bem comum e se conformará com a mensagem evangélica e com a doutrina da Igreja. Cabe aos fiéis leigos “animar as realidades temporais com um zelo cristão e comportar-se como artesãos da paz e da justiça” (SRS 42). (CIC §2442)

O Compêndio da Doutrina Social da Igreja é um documento riquíssimo, que todos os leigos têm a obrigação de ler e estudar, e ouso dizer que se o leigo estudar a fundo este documento apenas durante a sua vida e colocá-lo em prática, ele já terá feito muito pela Igreja. Óbvio que todos os documentos da Igreja precisam ser lidos e são importantes, mas o que quero salientar é o caráter prático deste texto e para quem ele se destina: Ele é para nós leigos e nos mostra como fazer tudo a Luz de Cristo. É como uma receita de bolo: É ler, seguir e esperar o resultado.

É importante frisar que tudo que a Igreja propõe tem como objetivo a dignidade do ser humano como filho amado de Deus. A Igreja não dá em nenhum momento ênfases ideológicas e também não é adepta a economias diversas. O que você encontra neste documento, nada mais é do que um caminho para eu e você amarmos de forma concreta os nossos irmãos que fazem parte da mesma sociedade que nós.

Portanto a partir de hoje vamos começar a refletir profundamente este documento e “redescobri-lo” fazendo uma grande partilha sobre a riqueza destes ensinamentos. Desde já eu quero disponibilizar aqui o Compêndio da Doutrina Social da Igreja que foi preparado em pdf pelo excelente apostolado Veritatis Splendor que é um dos mais antigos apostolados católicos da internet: Baixe o Compêndio da Doutrina Social da Igreja clicando aqui. Durante este período, vamos estudá-lo de forma mais detalhada. E vem ai podcasts e hangouts para comentarmos o assunto. A tônica agora é aprender, porque quem aprende faz certinho! E eu estou com a Igreja e quero fazer certinho também!

Quero convidar você a visitar constantemente nosso blog, para se manter por dentro das nossas postagens. Aguardo você por aqui!

Dominus Vobiscum

Anúncios

Um comentário sobre “Você conhece a Doutrina Social da Igreja?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s