Formação para músicos:: Podemos cantar o Sinal da Cruz?

3803460179_cc86f0518f_zCantar o Sinal da Cruz na missa é até permitido desde que se obedeça o que ensina o Missal e não se proclame frases heréticas. Na minha opinião, compor um canto para fazer o sinal da cruz da forma correta é algo dificílimo, e eu não conheço nenhum canto para isso que seja litúrgico. Hoje, penso que o melhor caminho, ainda é fazer o sinal da cruz da forma rezada.

Vamos entender?

Quando digo frases heréticas estou falando no sentido estreito da expressão. Pronunciar uma frase herética, não faz de você um herege, mas faz com que muitos bons católicos pronunciem algo que não uma verdade de fé. Algo não condizente da fé católica. O problema é que muitas vezes os músicos católicos (quando não os próprios padres) induzem o povo a proferir frases heréticas já no começo da missa. Mas que tipo de heresia estamos nos referindo?

Nos séculos II e III algumas doutrinas heréticas começaram a ser propagadas entre os católicos. Entre elas: monarquianista (adocionismo), subordinacionismo e Sabelianismo. Todas estas falsas doutrinas negavam de uma certa forma a Santíssima Trindade, dizendo que cada pessoa da trindade era uma pessoa distinta, e não três pessoas em uma conforme ensina o Magistério da Igreja. E a Igreja foi clara combatendo estas heresias afirmando que quando traçamos sobre nós o sinal da nossa fé, o fazemos da seguinte forma:

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Perceba que a frase acima, une as três pessoas em uma só. É assim que deve ser. A palavra “Nome” indica a substância de Deus. Ora, a substância de Deus é uma só. O Filho e o Espírito Santo têm a mesma substância do Pai. São consubstanciais ao Pai. Por outro lado, quando cantamos músicas como…

Em nome do Pai,
 Em nome do filho,
 Em nome do Espírito Santo…”

Estamos proferindo uma frase herética, pois separamos as três pessoas. Neste segundo exemplo estamos afirmando que não estamos na missa por causa de um Deus que é Uno e Trino, mas em nome de três pessoas distintas. Veja, não estou criticando os compositores católicos que fizeram músicas com esta fórmula, mas mostrando o que de fato é a doutrina católica. Talvez eles nem soubessem deste detalhe. Eis porque eu digo que músico católico precisa conhecer doutrina e liturgia. Muitas vezes a música é linda, mas fere a fórmula litúrgica e a doutrina católica.

Além disso, se você deseja cantar o sinal da Cruz, você deve usar a fórmula literal, sem repetir e sem acrescentar nenhuma outra frase.

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. É isso e acabou… A missa segue. Não tem “bis”, repetecos, outras frases ou refrões.

Agora, se você deseja realmente cantar o Sinal da Cruz da forma corretamente litúrgica, fica o desafio de você tentar compor uma canção extremamente curta e breve. Algo que no meu entender é praticamente impossível.

Pax Domini

Veja também: Você sabe a diferença entre uma música litúrgica e uma música religiosa? | Ao cantar na missa qual a minha postura com relação as palmas?|Guitarras e bateria na missa? Dicas importantes para minimizar as reclamações e participar bem da liturgia | Que músicas escolher para o canto de entrada?

21 comentários sobre “Formação para músicos:: Podemos cantar o Sinal da Cruz?

  1. Estava comentando isso com uma amiga ainda ontem! Quase tão ruim quanto a heresia apontada é a vulgaridade da coreografia que a acompanha: “Eeeem nome do Paaaai… (aí ficam com o dedo sobre o meio do peito, ou sobre o umbigo, esperando para sincronizar canto e gesto)… Eeeem nome do Fiiiilhuuu…” Pelo amor de Deus! Na falta da fé, um pouquinho de senso de ridículo ajudaria!

  2. Cadu, este Sinal da Cruz cantamos no grupo de oração:
    “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo:
    Ao Amor saudamos, com amor adoramos. Amém!”

    Esta última parte está correta?

    • Olá Chistiane,
      Infelizmente não. Para se cantar o sinal da cruz, é somente “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, Amém!”.
      Tudo fora isso deve ser evitado, por que não faz parte do rito.
      Agora é claro que tem padre que gosta e pede. Mas que é certo não é não…
      🙂

      Pax Domini

      • Só quem pode falar o “Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo” no ínicio da Missa é o Padre e o povo responde apenas com o ” Amém. as rubricas do Missal diz: “Terminado o cântico de entrada, sacerdote e fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:
        Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. O povo responde: Amen.”. ja para rezar o Terço é permitido.

  3. O mesmo acontece qdo. se diz MARIA MÃE DE JESUS ao invés de dizer MARIA MÃE DE DEUS. Existem heresias que negam a divindade de Jesus e a primeira afirmaçao fica um tanto como dubia abrindo margem a heresia.

    • Só isso não seria uma frase herética. Não é errado chamar Maria de Mãe de Jesus. Erro seria dizer que Maria é apenas a Mãe de Jesus.
      Abrir margem a uma heresia não é a mesma coisa que proferir uma frase herética.

  4. Eu ainda acrescentaria algo que meu pároco ensinou: quem profere a frase “Em nome do Pai…” é o presidente da celebração. O povo apenas responde o “Amém”. Cada qual com sua função dentro da liturgia.

    Logo, se alguém tem que cantar o sinal da cruz, é o sacerdote.

    • CERTÍSSIMO . É O QUE DIZ O MISSAL. Se existe padres que não se importam ao que as rubricas mandam fazer , só podemos ficar calados e rezar pelo padre.

  5. Parabéns pelo post! Eu compus uma canção liturgicamente correta para este momento, da forma como vc orienta. Está gravada em um CD litúrgico da Comunidade Recado. Deus o abençoe! 😉

  6. Peraí… que não se cantar tudo bem… Que se queira negar como litúrgico é debatível… mas dizer que é herético não dá mesmo… Veja aqui…

    CAPÍTULO I
    ORAÇÕES ANTES DAS EXÉQUIAS
    1

    28.
    Parte deste mundo, alma cristã,
    em nome de Deus Pai omnipotente, que te criou,
    em nome de Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, que por ti sofreu,
    em nome do Espírito Santo, que sobre ti desceu;
    para que hoje chegues ao lugar da paz,
    e a tua morada seja no Céu, junto de Deus,
    na companhia da Virgem Maria, Mãe de Deus,
    de São José e de todos os Anjos e Santos de Deus

    Clique para acessar o Exequias.pdf

    • Olá Emerson Católico,

      Não existe problema em você descrever a ação de cada pessoa da Trindade como na oração acima, que por sinal se faz antes da liturgia em si. O termo herético a que nós nos referimos acontece quando você traça o sinal da cruz sobre si dizendo em nome de quem você está vivendo a liturgia: Ou em nome de três pessoas distintas, ou em nome do Mistério da Santíssima Trindade. Lendo o texto eu falo sobre três heresias condenadas pela Igreja: a monarquianista (adocionismo), subordinacionismo e Sabelianismo. Pesquise sobre elas, estude e aprenda. Você é inteligente e se traçar o caminho da Igreja (e não o da rebeldia) você chegará ao entendimento.

      Um termo herético é diferente de uma heresia. A definição de um “termo herético” é tudo aquilo que pode suscitar dúvidas na fé. Aqui não há maldade, mas um risco em fazer com que os fieis corram o risco de entender mal o mistério da Santíssima Trindade.

      Infelizmente para muita gente o termo “heresia”, “herege” ou “herético” causa espanto pelo desconhecimento em si do termo. Mas segundo a fé católica iniciar a missa sem professar a fé na Santíssima Trindade é um erro, ainda mais proferindo um termo assim sem necessidade.

      Pax Domini

      • Na verdade na Liturgia como lidamos com seres humanos é quase impossível iniciar uma missa e encerrar sem erros eu prefiro não focar nos erros mas nos acertos.

  7. Não são três pessoas em uma, conforme é afirmado no segundo parágrafo. E sim, Tres Pessoas em Um só Deus (Santíssima Trindade). Portanto, quando fazemos o sinal da Cruz estamos afirmando que estamos, naquele momento, reunidos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Em nome do nosso Deus Uno e Trino. Abraços!!!

  8. ja toquei mt(bastante) acho q to fzndo o caminho inverso so Deus pra dizer fui convidado a fz parte da liturgia e agradeço a Deus…. aqui se faz o em nome do pai em nome…… e encerra Deus trino de amor acho aceitavel pois toda assembleia acompanha mt lindo q acha irmao…

    • Se você foi convidado a fazer parte da liturgia então fica a dica: deixe de lados “achismos” e estude a liturgia. Leia, aprenda e se informe. Não importa o fato da assembléia acompanhar. O que é litúrgico precisa se incentivado. O que não é precisa ser deixado de lado.

      Pax Domini

Deixe um comentário