Amas-Me? Tu amas-Me? Tu amas-Me mais?

Do Evangelho Quotidiano

Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes? Pedro respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo. Jesus disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: Simão, filho de João, tu amas-me? Ele respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.E perguntou-lhe, pela terceira vez: Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo? Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: ‘Tu és deveras meu amigo?’ Mas respondeu-lhe: Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo! E Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais novo, tu mesmo atavas o cinto e ias para onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te há-de atar o cinto e levar para onde não queres. E disse isto para indicar o gênero de morte com que ele havia de dar glória a Deus. Depois destas palavras, acrescentou: Segue-me! (S. João 21,15-19)

Comentário do Evangelho feito por Beato João Paulo II

Na hora da prova, Pedro renegou o Mestre três vezes. E a voz tremia-lhe quando respondeu: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo (Jo 21,15). Contudo, não respondeu Todavia, Senhor, eu enganei-Te, mas: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Dizendo isto, já sabia que Cristo é a pedra angular sobre a qual, apesar de toda a fraqueza humana, pôde crescer nele, Pedro, esta construção que terá a forma do amor. Através de todas as situações e todas as provas. Até ao fim. Por isso ele escreverá um dia […]: Vós mesmos, como pedras vivas, entrais na construção de um edifício espiritual, por meio de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais que serão agradáveis a Deus tão só por Jesus Cristo (1 Ped 2,5).Tudo isto significa tão só responder sempre e constantemente, com tenacidade e de maneira consequente, a esta única pergunta: Amas-Me? Tu amas-Me? Tu amas-Me mais? É com efeito esta resposta, quer dizer, este amor, que faz com que sejamos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido (1 Ped 2,9). Ela é que faz que proclamemos as obras maravilhosas d’Aquele que nos chamou das trevas para a Sua luz admirável (1 Ped 2,9). Tudo isto soube-o Pedro na absoluta certeza da sua fé. E sabe tudo isto e continua a confessá-lo também nos seus sucessores.

Papa receberá 1.400 ciganos neste sábado ao meio-dia

Do Portal Zenit

Já há algumas décadas, congressos pastorais organizados pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes têm atraído ao Vaticano milhares de ciganos.

Ciganos de diferentes etnias – roms, sintis, manuches… – vindos de toda Europa peregrinarão a Roma neste Pentecostes, no 150º aniversário de nascimento do primeiro cigano reconhecido mártir da fé, o beato Zeferino Giménez Malla, vítima da perseguição religiosa na Espanha em 1936.

Ele foi fuzilado por defender um sacerdote e por se negar a se desfazer de seu rosário, tal como o havia aconselhado um amigo anarquista que queria salvá-lo. O presidente do dicastério, Dom Antonio Maria Vegliò, receberá os participantes da peregrinação no sábado, destacando o compromisso crescente das pessoas itinerantes no seio da Igreja. Quatro testemunhos, entre eles o de um sobrevivente dos campos de concentração nazistas, ilustrarão a Bento XVI a vida dos itinerantes.

Os ciganos e os papas

Paulo VI quis se encontrar com uma comunidade de ciganos no dia 26 de setembro de 1965, em Pomezia, próximo de Roma. João Paulo II recebeu participantes de diferentes congressos em Roma e, no grande jubileu de 2000, pediu perdão pelos pecados cometidos por membros da Igreja contra os ciganos.

Hoje há cerca de 36 milhões de ciganos no mundo, dos quais 18 milhões na Índia, seu país de origem. Na Europa há entre 12 e 15 milhões, sobretudo no leste. O beato Zeferino foi beatificado por João Paulo II em Roma, a 4 de maio de 1997. Zeferino Malla foi um leigo mártir nascido em 1861 e morto em 1936. Converteu-se em leigo franciscano em 1926 e também formou parte da conferência de São Vicente de Paulo, dedicando-se aos enfermos e aos mais pobres.

Ao final de sua vida, ia à missa todo dia e participava assiduamente da adoração eucarística às quintas-feiras e, uma vez ao mês, à noite. Ele ensinava catecismo às crianças e sempre levava consigo o rosário. Durante a perseguição religiosa na Guerra Civil Espanhola, ele foi preso por milicianos por ter defendido um jovem sacerdote. Preso, foi fuzilado. Morreu após clamar “Viva Cristo Rei”. Seu corpo foi lançado em uma fossa comum e nunca foi encontrado.

Novos bispos para Campos e Barra do Piraí

Do Portal Zenit

Ontem o Papa Bento XVI nomeou novos bispos para as dioceses de Campos (Rio de Janeiro) e Barra do Piraí-Volta Redonda (Rio de Janeiro).

Dom Roberto Paz, até o momento auxiliar de Niterói, sucede Dom Roberto Gomes Guimarães no governo da diocese de Campos. Dom Francesco Biasin, atualmente bispo de Pesqueira, sucede Dom João Maria Messi na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda.

Em nota divulgada hoje, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) agradece a Dom Roberto Gomes Guimarães e Dom João Maria Messi por “todo o serviço e dedicação realizados ao longo de seu ministério episcopal”. A Conferência Episcopal “convida-os, ao mesmo tempo, a continuarem colocando seus dons a serviço do Reino de Deus e ajudando a CNBB na sua missão de construir sempre mais a comunhão episcopal e a unidade eclesial”.

Aos bispos nomeados para estas novas sedes, Dom Roberto Paz e Dom Francesco Biasin, a CNBB “manifesta sua gratidão por terem aceito o pedido do Santo Padre”. “Assegura-lhes, outrossim, suas orações e seu apoio a fim de que seja fecunda a nova missão que Deus, por meio de sua Igreja, lhes confia”, encerra a nota.

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

O papel estratégico da Igreja na prevenção do crime e do uso de entorpecentes

Do Portal Zenit

Nessa última quarta-feira o papa Bento XVI encontrou-se com Yury Fedotov, diretor executivo do UNODOC (o escritório da ONU sobre drogas e crime).

Tendo presente as crescentes colaborações do UNODOC com as organizações religiosas, e reconhecendo o importante papel na promoção de sociedades sem crimes e drogas, Fedotov afirmou que, com seu 1 bilhão de fiéis, a Igreja Católica “encontra-se em uma posição privilegiada para difundir entre as pessoas mensagens chave para prevenir o crime e o uso de entorpecentes”.

A audiência com o Papa – refere um comunicado do UNODOC – representou uma ocasião para intensificar a sinergia existente com a Igreja Católica, especialmente no campo da prevenção ao uso de entorpecentes, da promoção da saúde, da luta contra a criminalidade e contra o tráfico de seres humanos.

Esses temas foram discutidos também durante os encontros que, nestes dias, o diretor executivo do UNODOC manteve com o arcebispo Dominique Mamberti, secretário para as relações com os Estados, e com o cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício “Justiça e Paz”.

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

Quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste

Do Evangelho Quotidiano

Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra,para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste.Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um.Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim.Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo.Pai justo, o mundo não te conheceu, mas Eu conheci-te e estes reconheceram que Tu me enviaste.Eu dei-lhes a conhecer quem Tu és e continuarei a dar-te a conhecer, a fim de que o amor que me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também. (S. João 17,20-26)
Comentário do Evangelho feito por São João Cassiano (c. 360-435), fundador de mosteiro em Marselha

O Salvador dirigiu a Seu Pai esta prece por intenção dos Seus discípulos: que o amor que Me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também; e ainda: que todos sejam um só; como Tu, Pai estás em Mim e Eu em Ti, que também eles sejam um em nós.Esta prece há-de realizar-se plenamente em nós quando aquele perfeitíssimo amor com que Ele nos amou (1Jo 4,10) passar a ser o próprio movimento do nosso coração, em cumprimento desta prece do Senhor […].Isto acontecerá quando todo o nosso amor, todo o nosso desejo, esforço, procura, pensamento, tudo aquilo que vivemos e de que falamos, tudo o que respiramos, outra coisa não for a não ser Deus, unicamente: quando assimilarmos, na alma e no coração, a unidade presente do Pai com o Filho e do Filho com o Pai – isto é, quando, imitando finalmente a verdadeira caridade, pura e indestrutível, com que Ele nos ama, a Ele nos unirmos também por uma caridade contínua e inalterável, e a Ele estivermos tão ligados que a nossa própria respiração, pensamento, linguagem mais não sejam que Ele e só Ele. Alcançaremos assim, por fim, […] o que o Senhor na Sua prece desejava ver cumprir-se em nós: que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste. A isto está destinado aquele que na solidão ora, a isto deve levar todo o seu esforço: à graça de possuir, já desde esta vida, a imagem da futura bem-aventurança, como uma antecipação, no seu corpo mortal, da vida e da glória do céu.

 


Série Espiritualidade: Como a caridade faz bem a alma

Do Livro Imitação de Cristo

Por nenhuma coisa do mundo, nem por amor de pessoa alguma, se deve praticar qualquer mal; mas, em prol de algum necessitado, pode-se, às vezes, omitir uma boa obra, ou trocá-la por outra melhor. Desta sorte, a boa obra não se perde, mas se converte em outra melhor. Sem a caridade, nada vale a obra exterior; tudo, porém, que da caridade procede, por insignificante e desprezível que seja, produz abundantes frutos, porque Deus não atende tanto à obra, como à intenção com que a fazemos.

Muito faz aquele que muito ama. Muito faz quem bem faz o que faz. Bem faz quem serve mais ao bem comum que à sua própria vontade. Muitas vezes parece caridade o que é mero amor-próprio, porque raras vezes nos deixa a inclinação natural, a própria vontade, a esperança da recompensa, o nosso interesse.

Aquele que tem verdadeira e perfeita caridade em nada se busca a si mesmo, mas deseja que tudo se faça para a glória de Deus. De ninguém tem inveja, porque não deseja proveito algum pessoal, nem busca sua felicidade em si, mas procura sobre todas as coisas ter alegria e felicidade em Deus. Não atribui bem algum à criatura, mas refere tudo a Deus, como à fonte de que tudo procede, e em que, como em fim último, acham todos os santos o deleitoso repousar. Oh! Quem tivera só uma centelha de verdadeira caridade logo compreenderia a vaidade de todas as coisas terrenas!

9º Dia da Trezena de Santo Antônio: Santo Antônio e a Virgem Maria

1. Comecemos com o sinal da Santa Cruz

2. Façamos a oração de Súplica (para ser rezada todos os dias no início das orações)

Meu querido Santo Antônio, Santo dos mais carinhosos, o vosso ardente amor de Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para com o próximo vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que neste momento pedimos. Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos.

3. Meditemos a Palavra de Deus (se quiser partilhe sua meditação aqui):

“Maria, Tu és feliz porque acreditastes, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”(Lc 1,45).

4. Palavra do Santo:

“O Senhor criou o paraíso terrestre e colocou nele o homem, para que o cultivasse e o guardasse: infelizmente, Adão o cultivou mal. Foi então necessário que Deus plantasse outro paraíso, muitíssimo mais belo: Nossa Senhora”.

5. Oração do dia:

 Rainha nossa, insigne Mãe de Deus, nós te pedimos: faze com que nossos corações fiquem repletos da graça divina e resplandeçam de alegria celeste. Fortalece-os com a tua fortaleza e enriquece-os de virtudes. Derrama sobre nós o dom da misericórdia, para que obtenhamos o perdão de nossos pecados. Ajuda-nos a viver de modo a merecer a glória
e a felicidade do céu. Amém!

– Pai-nosso… Ave-maria… Glória ao Pai…