Especial Semana Santa:: Você conhece o “Ofício de Trevas”?

OT1

O Ofício de Trevas, embora o nome possa dar a entender, não é um rito enigmático e obscuro, mas um das orações mais belas (na minha opinião) da Semana Santa. Em alguns lugares ele é celebrado na Segunda Feira Santa, mas o dia mais correto para esta celebração é entre a noite de Quarta-Feira até antes do amanhecer da Quinta, marcando o início do Tríduo Pascal. Durante os séculos houve muitas formas musicadas, inclusive não apenas na forma gregoriana, mas também na forma de música clássica. Durante muito tempo este rito permaneceu guardado pela igreja (e sinceramente não sei a razão disso), mas atualmente vem sendo retomado em diversas paróquias e dioceses do Brasil.

O Ofício de trevas mostra, de forma bastante clara, a figura do servo Sofredor e, junto dEle, nos colocamos rezando e meditando sobre os Sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz. Este nome (Ofício de Trevas) tem diversas explicações. Entre elas:

  • As trevas naturais de meia-noite ao anoitecer, ou seja, as horas destinadas à recitação do ofício, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: “Haec est hora vestra et potestas tenebrarum” (Esta é a vossa hora e do poder das trevas.) (Lc 22, 53);
  • As trevas litúrgicas, quando durante as cerimonias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma;
  • As trevas simbólicas da paixão.

Como este ofício é cantado ao cair da noite o auxílio das luzes de velas torna-se indispensável.

OT2

No coro é colocado um candelabro de quinze velas. Uma delas é de cor branca e todas as outras são feitas de cera amarela e comum, como sinal de luto e pesar. As velas que vão se apagando representam os discípulos, que pouco a pouco abandonaram Nosso Senhor Jesus Cristo durante a Paixão.

No final de cada um dos Salmos que vão sendo cantados, o cerimoniário apaga uma das velas. Ao mesmo tempo, as luzes da igreja vão sendo apagadas também. As velas vão sendo apagadas sucessivamente, até restar apenas uma, a branca. Esta vela não será apagada. Continuará acesa e será levada para atrás do altar, e depois reaparece.

Esta vela branca, significa Nosso Senhor que, por breve tempo, se retira do meio dos homens e baixa ao túmulo, para reaparecer, pouco depois, fulgurante de luz e de glória.

No fim, apagam-se as luzes para simbolizar o luto da Igreja e a escuridão que baixou sobre a terra quando Nosso Senhor morreu.

OT3

O ruído no fim do ofício de trevas significa o terremoto e a perturbação dos inimigos e recordam a desordem que sucedeu na natureza, com a morte de Nosso Senhor. Por isso é comum que os participantes batam nos bancos da Igreja, fazendo um barulho ensurdecedor.

A razão histórica do rito de apagar pouco a pouco as velas do tenebrário provavelmente é uma lembrança. Semelhantemente se apagava uma vela depois de cada salmo, para constar quantos foram recitados. Este rito remonta, portanto, ao tempo em que ainda não havia ofícios metodicamente organizados ou quando havia, conforme a estação do ano, mudança no número de salmos.

Ao término do ofício, o oficiante e os que o seguem, fecham o livro com estrépito.

Se você nunca participou do Ofício de Trevas, fica a dica: Informe-se na sua paróquia ou diocese onde pode encontrá-lo e vá participar e rezar com os irmãos. Como disse antes, para mim é um dos momentos mais lindos e profundos da Semana Santa.

Livro Maria Sempre Virgem e SantaVeja também o novo livro do Cadu (Administrador do Blog Dominus Dominus Vobiscum)Maria Sempre Virgem e Santa. Nele você vai encontrar ensinamentos seguros da doutrina da Igreja a respeito da Santíssima Virgem Maria, além das orações mais tradicionais da nossa Igreja à Virgem Mãe de Deus. Vendas apenas pela internet nos sites Clube de Autores e AgbookUm livro para quem deseja ser mais íntimo de Nossa Senhora.

20 comentários sobre “Especial Semana Santa:: Você conhece o “Ofício de Trevas”?

    • Não conhecia o ofício das trevas, o Padre da nossa Paróquia quer que façamos, na semana Santa, por isso estou buscando conhecimentos, achei uma celebração muito bonita, faremos com muito amor!!!

    • Nunca entendi porque a igreja sempre guardou e ainda guarda coisa que nós leigos Católicos Apostólicos Romanos não sabemos. Onde todo nós deveríamos saber para entendermos e passar para nossos filhos e netos. Eu mesma vim saber de muita coisa uns 5 anos a traz. Na minha paróquia mesmo não se faz nada. Não ensinei nada disso para meus filhos. Às vezes se tivesse ensinado a importância de tanta coisa da nossa fé Católica talvez saberiam dar mais valor a Deus Tribo. Amém.

  1. Acredito ser uma cerimônia belíssima. Confesso que nunca participei de nenhuma. Mas com fé em Deus ainda terei o prazer de participar. Como é linda a Semana Santa para quem não a vê apenas para passear!

  2. Acredito ser uma cerimônia belíssima, nunca participei de uma,pra ser sincera não conhecia, aqui na minha cidade vai ter hoje se Deus quiser quero participar.

  3. Sou de uma paroquia salesiana e já faz 3 anos que temos o Oficio das treva, e muito lindo ver a participação da nossa comunidade, e lindo ver os jovens cantando e outros tocando a matraca, foi tudo muito bem resgatado pelo nosso antigo pároco, que hoje e Bispo auxiliar de Manaus, continuamos a tradição recuperada.

  4. Participei ontem em minha Paróquia São Francisco Xavier, na cidade de Itambaracá, nosso Pároco Pe Ivan com a comunidade. Foi simplesmente maravilhoso, quem tiver oportunidade, participe. É muito emocionante do inicio ao fim.

  5. Participo a três anos.No primeiro cantei dois salmos, só iria cantar um, mas a moça que cantaria o outro teve um probelma e precisei cantar dois, no ano passado cantei um, esse ano participo na abertura e ajudo a cantar os outros cantos. Não conhecia antes quando participava em outra paróquia. Achei lindo. Acho lindas as tradições católicas;

  6. Pingback: Ofício das Trevas, o que é? | Comunidade Santa Rosa de Lima - SP

  7. Participei do Oficio das Trevas onde no final o padre retirou a casuala,colocou um pano vermelho nos ombros e carregou uma cruz enorme dentro da igreja. Isso faz parte do rito???

  8. Pingback: Paróquia de São José da Agonia Celebra o Ofício das Trevas e Santa Missa - Paróquia de São José da Agonia

  9. Pingback: Quarta-feira Santa - Ofício de Trevas • Paróquia Bom Pastor

Deixe um comentário