Os livros deuterocanônicos

Ao chegar a este ponto, talvez pergunte alguém: sendo perfeito como é o cânon das Escrituras e suficientíssimo por si só para todos os casos, que necessidade há de se acrescentar a autoridade da interpretação da Igreja? A razão é que, devido à sublimidade da Sagrada Escritura, nem todos a entendem no mesmo sentido, mas cada qual interpreta à sua maneira as mesmas sentenças, de modo a se poder dizer que há tantas opiniões quantos intérpretes… Portanto, é necessário que, em meio a tais encruzilhadas do erro, seja o sentido católico e eclesiástico o que assinale a linha diretriz na interpretação da doutrina dos profetas e apóstolos. E na própria Igreja Católica deve-se procurar a todo custo que nos atenhamos ao que, em toda a parte, sempre e por todos foi professado como de fé, pois isto é próprio e verdadeiramente católico, como o diz a índole mesma do vocábulo, que abarca a globalidade das coisas.
(São Vicente de Léris – Séc V)

Para que você posso entender o que são os Livros Deuterocanônicos, é importante saber primeiro o que é o cânon e quais são os Livros Canônicos.

Cânon – É a lista de livros que estão na bíblia na ordem à qual encontramos hoje. Ou seja, é o catálogo de todos os livros inspirados. Precisamos sempre relembrar a você que foi a Igreja Católica quem definiu o Cânon Bíblico. Denominam-se livros canônicos os livros encontrados nas diversas religiões cristãs de um modo geral (católicos, ortodoxos e protestantes).

Os livros deuterocanônicos são os sete livros que existem na Bíblia Católica e que não existem na bíblia protestante. Além disso partes de outros dois livros também são considerados deuterocanônicos. Essa é a maior e a principal diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante. Todos esses livros estão incluídos no Antigo Testamento e não no Novo Testamento.

São eles:

1. Tobias
2. Judite
3. I Macabeus
4. II Macabeus
5. Sabedoria
6. Eclesiástico (também chamado Sirácide ou Ben Sirá )
7. Baruc

Além disso, existem trechos de dois livros que são considerados canônicos.

1. Ester 10, 4-16
2. Daniel 3, 24-90 e ainda capítulos 13 e 14

Mas porque existe essa diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante? Isso veremos em breve.

Anúncios

Um comentário sobre “Os livros deuterocanônicos

  1. Pingback: Porque a Bíblia Protestante tem sete livros a menos? « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s