Estudo sobre o purgatório: Rezar pelos mortos era uma prática de antes de Cristo

Vendo a passagem de Segunda Macabeus que estudamos no podcast da semana (2 Mac 12,40-46), vemos que Judas Macabeu mandou oferecer 10.000 dracmas em sacrificio pelos soldados, pois ele acreditava na ressurreição dos mortos. A ressurreição dos mortos também é um crença cristã. Jesus fala da ressurreição dos mortos.Ele afirma que todos nós vamos ressuscitar. E muitos judeus possuiam essa mesma crença. Assim, como nós os muitos judeus rezam pelos mortos. Os judeus tem uma oração feita após a morte de alguém, por esse alguém! Veja que interessante!

Os judeus ortodoxos acreditam que exista um lugar de purificação final que chamam de “Gehenom”. Quando morre um judeu ocorre a prática do “Taharh” onde se realiza a “Chevra kaddisha – gmilat khessed shel emet” que podemos abreviar por “Chevra Kadisha”ou simplesmente “Kaddish”. Nesta oração os judeus pedem a clemência pelos pecados que a pessoa cometeu. Rezam esta oração por 11 meses.

A Igreja Católica diz que a prática de oração expiatória aos mortos já era feita desde tempos antes de Cristo, já na época dos Macabeus ou até mesmo antes pelo povo israelita, por aqueles que acreditavam na ressurreição dos mortos.

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

   

Deixe um comentário