Padres do Deserto: Sentenças do Pai Isidoro

Apotegmas de diversos Santos padres - Do Site Central de Obras do Cristianismo Primitivo

Os padres do deserto prezavam e muito pela busca das virtudes e pelo afastamento dos vícios da alma. A busca por uma virtude se dá dia a dia. Ela é a vitória sobre aquele vício que trazemos na carne. Hoje quero deixar registrado aqui, cinco apotegmas atribuídos ao Pai Isidoro. Nelas vamos ouvir considerações importantes sobre a vida de oração, o desprezo aos prazeres do mundo, a busca pelas virtudes da alma, a humildade e a real intenção do jejum.

1. Pai Isidoro disse: “Quando eu era mais jovem e permanecia em minha cela eu não punha limites à oração; a noite era para mim tempo de oração tanto quanto o dia”.

2. Pai Isidoro foi um dia ver Pai Teófilo, arcebispo de Alexandria e quando retornou a Scetis, os irmãos perguntaram a ele: “O que há de novo na cidade?” Mas ele lhes disse: “Verdadeiramente irmãos, não vi a face de ninguém, exceto a do arcebispo”. Ouvindo isso ficaram muito ansiosos e disseram: “Houve algum desastre lá então, Pai?” Ele disse: “Não, de modo algum, mas o pensamento de olhar para quem quer que fosse não me atraiu”. A essas palavras eles se encheram de admiração e se fortaleceram em sua intenção de guardarem seus olhos de toda distração.

3. Pai Isidoro de Pelúsia disse: “Prezem as virtudes e não sejam escravos da glória; pois as primeiras são imortais enquanto que as últimas logo se desvanecem”.

4. Ele também disse: “As alturas da humildade são grandes e também as profundezas da vanglória; aconselho-os a atenderem à primeira e não caírem na segunda”.

5. Pai Isidoro, o sacerdote, disse: “Se você jejua regularmente, não se encha de orgulho, mas se você se vangloria por causa disso, então é melhor que coma carne. É melhor para um homem comer carne do que se inflar com orgulho e gloriar-se de si mesmo”.

Leia também >> Quem eram os padres do deserto? | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Abraão | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Agatão | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Ammoes | Padres do Deserto: Sentenças do Abade Antônio | Padres do Deserto: Sentenças do Pai Arsênio | Padres do Deserto: Sentença do Pai Daniel sobre a Eucaristia | Padres do Deserto: Sentenças do Pai EvágrioPadres do Deserto: Histórias diversas I

Siga-nos e fique por dentro das novidades:

  

Anúncios

7 comentários sobre “Padres do Deserto: Sentenças do Pai Isidoro

  1. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão I « Dominus Vobiscum

  2. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão II « Dominus Vobiscum

  3. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai João, o anão III « Dominus Vobiscum

  4. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Macário « Dominus Vobiscum

  5. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor « Dominus Vobiscum

  6. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Pastor II « Dominus Vobiscum

  7. Pingback: Padres do Deserto: Sentenças do Pai Poemen « Dominus Vobiscum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s